Skip to content

Mitos Sobre Como Engravidar

Quando o assunto é engravidar, são muitas as dúvidas, e principalmente, os mitos que cercam a concepção. Sempre tem alguém para dar um palpite ou uma informação incorreta!
Diante disso, vou listar agora, uma série de mitos sobre a concepção. Assim, você terá mais conhecimento sobre o assunto e poderá ficar mais tranquila. Vamos lá!

Quando ler os tipos esta na altura de conhecer alguma dicas para Engravidar, conheça as nossas Dicas Para Engravidar.

Mitos Sobre Como Engravidar

Mito 1 - Para engravidar é preciso ter relação todos os dias
Quando o casal tenta engravidar, é normal que aumente a frequência das relações sexuais. Entretanto, se ela for diária, ou ainda várias vezes ao dia, isso não significa que as chances aumentam! E isso, porque a capacidade de produção de espermatozoides é relativamente limitada, e com muitas relações, o número diminui a cada uma delas.
Mito 2 – Devo fazer o teste de gravidez no dia seguinte da relação sexual
Outro mito, pois o organismo da mulher só irá apresentar alterações com no mínimo 48 horas depois da concepção, então, no dia seguinte, não adianta.
Mito 3 – Mulheres que tomam pílulas demoram para engravidar
Esse é um dos mais comuns mitos sobre a concepção e não são uma regra. Em geral, em bom estado de saúde, a mulher pode engravidar já no mês seguinte à interrupção do uso da pílula oral.
Mito 4 – Usar pílula por longos períodos causa infertilidade
Outro mito comum, e totalmente falso. O período que a mulher toma a pílula, seja ele de meses ou muitos anos, não causa infertilidade.
Mito 5 – A mulher que engravidou facilmente uma vez, sempre terá facilidade de engravidar
Mais um mito sobre a concepção, principalmente se há um espaço de tempo maior entre a primeira gestação e a tentativa da segunda. Os índices de fertilidade da mulher caem com o tempo, e seu estado físico também pode se alterar.
Mito 6 – É possível engravidar durante a menstruação
Durante o período menstrual não há como haver a concepção. O que pode acontecer é um outro tipo de sangramento, que a mulher confunde com a menstruação, e, nesses casos, é possível que engravide. Mas durante a menstruação, nunca.
Mito 7 – Quem faz tratamento para engravidar sempre terá gêmeos
Não necessariamente, embora as chances sejam maiores
Mito 8 Tomava pílula, parei por 6 meses e não consigo engravidar, então sou estéril
Para que se afirme que a mulher é estéril, é preciso levar em conta muitos outros fatores e fazer uma série de exames.  Então, é um mito também!

Conheça tudo sobre Engravidar Gravidez e Bebés nas nossas páginas.

Partilhe