Skip to content

Doenças mais comuns nos bebés recém-nascidos

doenças mais comuns nos bebesAssim que vêm ao mundo, os bebês já estão sujeitos à uma série de doenças e enfermidades. Isso acontece porque seu sistema imunológico ainda está em formação e, portanto, é bem fraco.
É comum que as mamães e papais se preocupem ao longo do primeiro ano de vida do bebê, entretanto, o aparecimento de certas doenças é muito comum, e fazem parte do processo de crescimento de todas as crianças.
Portanto, nada de desespero! Basta conhecer um pouco mais sobre as doenças mais comuns nos bebés recém-nascidos, tentar evita-las e trata-la adequadamente quando surgirem.

Doenças comuns nos bebés recém-nascidos

Acompanhe o desenvolvimento de seu bebê, e se perceber algo diferente, procure o pediatra.

• Icterícia

Essa doença típica dos recém-nascidos se caracteriza pelo aparecimento de uma coloração amarelada nas mucosas e na pele do bebê. Ela é causada basicamente, pela imaturidade do fígado, que ainda não tem a capacidade de metabolizar certas substâncias, como a bilirrubina. O tratamento é feito com banhos de luz fluorescente específica para esse fim, e em geral, apresenta excelentes resultados.

• Resfriados

É praticamente impossível evitar que os recém-nascidos tenham resfriados, afinal, eles são importantes para que o sistema imunológico da criança se desenvolva e possa combater por si os vírus causadores da doença. Casos mais severos devem ter acompanhamento médico.

• Bronquiolite

Essa infecção atinge muitos bebês e é causada por um vírus, principalmente nos dois primeiros meses de vida. Seus sintomas são parecidos com os de um resfriado, mas nesse caso, o peito do bebê apresenta um chiado bem característico. A doença é alérgica, e pode ser tratada com muita hidratação, inalação com soro e desobstrução nasal, e se os sintomas não regredirem em três ou quatro dias, é preciso buscar ajuda médica.

• Otite

Uma das doenças mais comuns que atingem os recém-nascidos é a otite, ou seja, a infecção ou inflamação nos ouvidos. Por serem ainda muito sensíveis, essas estruturas não são imunes a agentes externos, como água, poeira ou outros materiais, o que causa a inflamação. Nestes casos, o bebê sente muita dor e é preciso buscar ajuda médica.

Além dessas enfermidades, muitas outras podem afetar seu bebê nos primeiros meses de vida, como inflamações urinárias, faringite, laringites, varicela e outras doenças comuns nessa fase da vida.

Partilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *