Skip to content

Diabetes Na Gravidez: O Que é e Como prevenir

Diabetes-na-gravidez
Diversas alterações podem ocorrer no organismo da mãe durante a gestação. Uma dessas alterações é o aparecimento da diabetes na gravidez. Também conhecida como diabetes gestacional ela é causada pelo excesso de açúcar na corrente sanguínea.

Ao contrário da diabetes comum, ela desaparece com o nascimento do filho, e é causada pela diminuição sazonal da produção de insulina por parte do pâncreas.

Durante a gestação, o pâncreas precisa produzir mais dessa substância para atender as necessidades do feto.
As alterações hormonais, comuns na gravidez, também podem levar a um quadro de diabetes na gravidez. Logo nos primeiros exames do pré-natal, as mães fazem um exame de sangue completo, que será capaz de diagnosticar esse problema. Se o médico tiver suspeitas, o exame pode ser repetido na segunda metade da gestação.

Quais os riscos da diabetes na gravidez

O excesso de açúcar na corrente sanguínea da mãe, irá atravessar a placenta e fazer com que o bebê tenha um crescimento exagerado. Embora isso possa parecer positivo, já que as mães adoram crianças grandes, o tamanho exagerado pode trazer alguns problemas.

Problemas causados pela diabetes durante a gestação

• Dificuldade no parto, aumentando as chances de ser necessária uma cesariana
• Propensão a icterícia e à hipoglicemia após o parto
• Aumento excessivo do líquido amniótico
• Possibilidade de propensão à obesidade na fase adulta

Como prevenir a diabetes na gravidez

Segundo os especialistas, os cuidados com a alimentação são uma boa forma de prevenir essa doença sazonal. Outros fatores interferem no seu aparecimento, como a idade da mãe (quanto mais novas menor a chance) e o índice de massa corporal, que se for acima de 30 também aumenta o risco.

Outra forma de prevenção

Prática de atividades físicas regulares, que ajudam a manter o nível correto de açúcar no sangue. Se você for diagnosticada com diabetes na gravidez, nada de desespero.
Com o acompanhamento do seu médico e de um endocrinologista a sua gestação será praticamente normal, sendo necessários apenas alguns cuidados para que o nível do açúcar seja mantido em níveis aceitáveis. Para isso, algumas restrições alimentares são suficientes.

O uso da insulina injetável é recomendada apenas pelo médico, e em casos muito graves.

Partilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *